domingo, 30 de novembro de 2014

Book Haul de Novembro 2014 #1


      Oi leitores lindos!

      Decidi começar a fazer Book Haul a partir desse mês! Chegaram três livros que comprei pela internet, e está para chegar um que ganhei numa promoção da Editora Intrínseca (ele vai entrar no próximo do mês de dezembro). 



      Pensem em uma garota feliz quando recebi em mãos o pacote com os livros?  Ele estava todo amassado, mais parecendo uma bola de papel do que uma caixa retangular. Mas eu não liguei! Abri toda feliz e fiquei olhando os livros um tempão antes de abrir de verdade. Tirei do plástico, passei a mão nas capas, li a sinopse algumas vezes, cheirei, li as orelhas da capa, cheirei mais um pouquinho e olhei um pouquinho mais cada um. Ou seja, fiz todo o ritual que um leitor assíduo faz com um livro novo! Veja abaixo um pouquinho de cada livro que comprei:

      Depois dos Quinze (Editora Gutenberg):  

      Primeiro livro da blogueira Bruna Vieira, recheado de crônicas e fofuras.
      Eu acompanho a Bruna há um bom tempo no seu blog e, principalmente, em seus vlogs. Mas, embora nunca perca um vídeo em seu canal no youtube e mesmo sendo muito fã de seu trabalho, eu nunca consegui ler seus livros... até semana passada! Finalmente comprei Depois dos Quinze (primeiro dos quatro livros dela) e essa tem sido minha leitura no momento. Em breve resenha!!! =D

       A Evolução de Calpúrnia Tate (Editora Única): 

       Livro da autora Jacqueline Kelly.
       Tudo começou quando eu estava vendo um vídeo de Book Haul da Pâm, do blog Garota It. Ela estava mostrando todos os livros, marca textos e objetos que tinham chegado no mês, quando ela mostra esse: A Evolução de Calpúrnia Tate. Amor-a-primeira-vista! Capa-linda-de-mais! Até parece que vocês não conhecem os meus julgamentos pelas capas bonitas, né? Automaticamente comecei a pesquisar preços, e, alguns dias depois, consegui uma boa promoção e comprei! Não vejo a hora de começar a leitura e é claro, fazer uma boa resenha! ;D 

       O Duque e Eu (Editora Arqueiro):

       Livro da autora Julia Quinn. 
       Sendo sincera, eu só comprei devido a super promoção da Amazon! Pela capa, vi que era algum romance de época e decidi arriscar. Não conhecia a Julia Quinn, mas, após algumas pesquisas vi que ela é uma autora de romances bem conhecida, que foi até comparada como uma "Jane Austen contemporânea" - segundo Jill Barnett. Depois disso, fiquei super curiosa de ler e conhecer a escrita dela! Espero me surpreender! =)   

        Gostaram? Já leram algum desses livros? Deixa um comentário aí embaixo! 

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Resenha: Acontece a Cada Primavera #1

Primeiro da série de quatro livros, do autor Gary Chapman com a autora Catherine Palmer. Publicado pela Editora Mundo Cristão.
image
"Steve não a procura mais, não presta atenção ao que ela diz. Brenda já não anseia por sua volta ao fim do dia. Um romance sem futuro. Um casamento chegando ao fim. O longo e tenebroso inverno das relações parece inevitável. Em meio a uma forte tempestade, surge Cody, um andarilho desconhecido. Ele parece destinado a trazer problemas a um casamento já conturbado. Poderia um homem jovem, desgrenhado, de jeans e camiseta ser a solução para um relacionamento enfadonho? Seria a primavera de emoções voltando à vida de Brenda?
O estranho era o motivo que faltava para a vizinhança se alvoroçar. Também o estopim para implodir uma série de crises em casamentos aparentemente perfeitos. Haverá salvação para os moradores de Deepwater Cove?” (Sinopse) 
Tudo começa quando Deepwater Cove sofre um apagão, devido a descarga elétrica em algum poste de eletricidade. Brenda estava no porão no momento do estrondo e ficou morrendo de medo quando vislumbrou a sombra de um homem alto na frente da sua porta de vidro. Era Steve? Não, ele não estava em casa. Na verdade, ele nunca estava! Deixava sua esposa sempre sozinha para exibir-se diante dos clientes e seus cadastros. Ele nunca tinha tempo para ela! Brenda com certeza estava furiosa por isso, ela estava indefesa, enquanto um homem, aparentemente louco, batia na sua porta querendo entrar. 
Steve estava cada vez mais fora de casa. Brenda já fora uma mulher brilhante, animada e divertida. Mas tudo havia mudado! Estava cada vez mais amarga e mordaz, não se cuidava e quase não comia. E, para piorar as coisas, no dia anterior havia chegado em casa, e tinha um estranho em sua varanda! Steve estava tão zangado com ela por ter aberto a porta que resolveu deixar a discussão para o dia seguinte. Mas, decidiu levantar cedo e sair antes de Brenda acordar. Ele queria evitar brigar ao máximo, afinal, a culpa, aparentemente, era sempre dele! 
Eu gosto muito desse livro! Ele é um romance muito bem escrito, que na verdade, é um livro jovem-adulto. Mas, com certeza conquista mulheres de todas as idades! É uma história bem turbulenta, e acontecem coisas que eu, particularmente, nunca imaginei que fossem acontecer! Com uma leitura gostosa e emocionante, o livro passa a mensagem de esperança, renovo e recomeço para casais, através da graça de Deus! 
Primeiro da série de quatro livros: As Quatro Estações do Casamento. Não posso deixar de falar que foi amor a primeira vista com a capa né? Eu-e-minhas-histórias-com-capas-bonitas! :P
Recomendo muito!






domingo, 23 de novembro de 2014

Resenha: Terra do Gelo #3

Terceiro livro da série Rangers: Ordem dos Arqueiros, do autor John Flanagan. Publicado pela Editora Fundamento

image

      Se você ainda não leu a resenha do primeiro livro (Ruínas de Gorlan), clique aqui. Para ver a resenha do segundo (Ponte em Chamas), clique aqui.
   
"Forças da natureza podem ser um poderoso oponente para um jovem aprendiz de arqueiro e uma princesa em terras de piratas e mercenários. Por isso, depois de um longo e sombrio inverno, Will e Evanlyn estão diferentes. Eles entenderam que, em toda guerra, há um tempo para lutar e um tempo para aceitar o inevitável.
A Terra do Gelo nunca tinha visto jovens prisioneiros com tanta honra, coragem e companheirismo, mesmo passando por muitas tristezas e humilhações. Nesse pedaço de mundo gelado e hostil, a batalha pela vida é travada com armas feitas de outros materiais: uma forjada no pulsante calor da alma; outra malhada na mais cruel escuridão.
Na corrida pela salvação, Evanlyn mostra seu valor, mas isso pode não ser o suficiente para libertar ela e Will. Por sua vez, Halt e Horace precisam enfrentar falsos cavaleiros e muitos espertalhões na tentativa de resgatar seus amigos. Será que chegarão a tempo? Duas batalhas pela vida, simultâneas e arriscadas, com uma finalidade só: salvar Will.”. (Sinopse) 
Após serem capturados no fim da batalha contra o tenebroso Morgarath, Will e Evanlyn estão reféns e a caminho da Escandinávia em um navio de Lobos do Mar. A situação não facilita quando chegam ao destino, eles viram escravos na Grande Mansão, onde Cassandra é mandada para um trabalho um pouco mais leve na cozinha e Will Tratado posto no temido pátio.
Esse livro é muito bom! Na minha opinião, é quando John Flanagan realmente começa com tudo. Eu já li essa história duas vezes, e recomendo muito! São muitas emoções e angústias vividas ao decorrer da leitura e, acho que tirando o nono livro da série, esse é o mais agoniante devido a situações que ocorrem com os novos trabalhos dos nossos queridos heróis!  A história é dividia também com aventuras vividas por Halt e Horace na busca pelo aprendiz de arqueiro perdido.
"A garota pode ir para o salão de refeições e para a cozinha - ele disse ao assistente. - Ponha o garoto no pátio."  


sábado, 15 de novembro de 2014

Tag: Conhecendo a Blogueira

Oi pessoal! Como vocês estão?
Hoje teremos mais uma tag! Eu fui indicada pelo blog: Hey, eu amo livros. Fiz algumas mudancinhas, mas a essência é a mesma! Aproveitem!   
1. Por que você resolveu criar um blog?
Meu sonho sempre foi trabalhar com livros. É uma área que eu amo, e o que gosto de fazer. Queria fazer letras para trabalhar no ramo editorial ou fazer faculdade de Comunicação Social- Produção Editorial. Mas, no fim das contas, nada deu certo. Então, criar um blog literário foi o mais perto que consegui chegar do meu sonho. E estou amando! ;D
2. Para você, quais os benefícios de ter um blog literário?
O maior benefício é que eu sempre tenho que estar lendo, vendo novidades e lançamentos. Posso conhecer também outros blogueiros ou autores! E isso tudo é muito gostoso.   
3. Qual seu escritor e escritora favoritos? 
Preparados para novidades? John Flanagan é meu autor preferido!!! Vocês nem desconfiavam, não é? rsrs. E minha autora preferida desse ano é Kiera Cass ou Lycia Barros, ainda não me decidi…  
4. Você pensa em escrever um livro algum dia? Se sim, qual o gênero?
Não só penso como já fiz! Tenho três livros prontos e outros que já comecei. O livro que tenho tentado publicar é de fantasia e aventura. Mas tenho o sonho de escrever um de ação e suspense… já tenho algumas ideias! 
5. Um personagem que é a sua cara:
Eu tenho um problema: Raramente consigo me ver nos personagens. Normalmente ligo os personagens a todo mundo que conheço, menos eu mesma. Mas… acho que eu pareço Jenny, uma personagem de Rangers: Ordem dos Arqueiros. Ela é bem alegre, risonha e gosta de ver os amigos felizes! Sem falar que ama comer e cozinhar! Sou meio assim. Jenny é uma personagem secundária, sou assim também? rsrs
6. Qual é o livro mais fofo que você tem?
O livro mais fofo que eu tenho se chama Pollyanna. Eu amo esse livro! Acho que é o tipo de história que todo mundo tem que ler! Li quando criança e depois que cresci, é aquele tipo de leitura que dependendo de sua idade você vai entender e aprender coisas diferentes (como O Pequeno Príncipe). 
7. Costuma ler quantos livros por mês?
Isso depende muito. Não tem uma regra e varia conforme a correria do meu dia a dia. 
8. Quais são os livros que você esta lendo?
Estou lendo esse mês a série Heróis do Olimpo. No momento estou no quarto livro: A Casa de Hades. 
9. Em media quantos livros você tem?
Muitos! :P Mais de cem. E já preciso de mais! Tô sem livros para ler! Rsrs
10. Um personagem de livro que você queria que existisse.
Eu queria muito que Nárnia existisse, para eu passar uma temporada vivendo aventuras… mas como ela não é um personagem, vamos lá! hehe. Eu gostaria que Percy Jackson existisse. Gosto muito da personalidade dele, ele é muito fofo, atencioso, protetor, simpático e irritante de uma forma divertida, o que o deixa engraçado.
11. Seu filme preferido baseado em algum livro.
Essa é difícil! E todo leitor concorda comigo! Normalmente terminamos de ver um filme baseado em algum livro, mais decepcionados do que impressionados. Mas, eu gosto muito de O Leão a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Até agora foi o filme de As Crônicas de Nárnia que permaneceu mais fiel à história original.  
Indico para fazer a tag:
Letícia Valle - Litteratura Mundi
Gabi Orlandin - Fluffy
Aline Gonçalves - Livros y Viagens
Gostaram das minhas respostas? Comentem! :D

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Novas Parcerias #3

Oi leitores lindos!

Após um tempinho, venho anunciar mais uma parceria com um blog! Agradeço a Rafa por sugerir e se interessar em ser parceira do blog Estava Lendo! Se quiser conhecer o Primavera Literária clique no banner abaixo.




Rafa é uma fofa de 11 anos que é apaixonada pelo universo dos livros! Enquanto conversávamos, me vi muito nela, pois comecei a gostar de ler com a idade dela, e sei como é bom começar novinha! Mas, com certeza, ela já leu muito mais livros do que eu tinha lido com 11 anos! Então, parabéns Rafinha! Continue assim! rsrs. 

Você pode encontrar a querida blogueira no:

   
  

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Para Escritores: Concurso Literário... ou não


     Gente, hoje resolvi fazer um post diferente. Nada de resenhas, tags ou parcerias, quero escrever para todos aqueles que são ou tem o sonho de ser escritor! Eu sou do tipo que fico abrindo ansiosamente o e-mail para ver se alguma editora já me respondeu, ou que fica vendo vídeos e dicas de autores só para ter certeza de saber exatamente o que fazer quando for uma (rsrs). Leio longos textos, encontro sites e sei tudo sobre como enviar uma obra para avaliação. Conheço todas as editoras possíveis e sei muito bem quem recebe Originais e quem não-está-recebendo-no-momento. Enfim, meu sonho é ser escritora e ver meus livros sendo publicados.     
Explicado? Então, bola pra frente! Ontem estava vasculhando blogs literários e encontrei um que estava falando de algum concurso de contos. Não adianta me perguntar, não faço ideia de que blog é! Hoje passei o dia tentando encontrá-lo, mas não gravei o nome! Então, se você é esse blogueiro, me diz que coloco aqui! ;D Através do blog entrei no site que explicava como era que funcionava, eu não entendi se é um concurso ou um hábito normal da editora. Deixe eu explicar melhor, sinto que estou confundindo você!
Editora Andross acredita em novos autores e investe neles! Eles só publicam livros com contos de vários autores, para dar oportunidade de muitos terem a chance de publicar suas obras. Por isso, na primeira página do site da editora, há 7 temas propostos de livros que vão ser lançados em Junho de 2015! E cada livro terão contos, selecionados pela equipe editorial, de diversos escritores de acordo com o assunto. Tem proposta de romance, medieval, poesia, distopia, fantasia, dentre outros. Você pode escolher seu estilo e mandar! Pelo que eu entendi, cada conto tem que ter no máximo 8000 caracteres com espaço. Caso haja mais, deve-se fazer um acordo com a editora. Eu ainda não entendi se é um concurso ou não. Mas isso não importa! Vejo como uma grande oportunidade de conhecer novos talentos e ter um primeiro contato com esse mundo literário do ponto de vista do autor e não apenas do leitor. 
É isso aí pessoal! Já comecei a escrever o meu conto, e já falei para vários amigos, que também se animaram para escrever e mandar suas histórias ou poesias! Além da expectativa de ser escolhido para a publicação, também é uma ótima maneira e oportunidade de treinar sua escrita e soltar a imaginação! Nunca participei de algo assim, e estou bem animada! 
Agradeço de coração ao blog que me levou a conhecer esse “concurso”! É questão de honra achá-lo agora! 
Gostaram? Comentem aí embaixo! Se vocês se animarem, continuarei fazendo posts para escritores também! ;D

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Resenha: A Elite #2

Segundo livro da trilogia: A Seleção. Obra da autora Kiera Cass e publicado pela Editora Seguinte.
image
"A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda, ela sente que é nele que está o seu conforto. Porém, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher." (Sinopse)
América está começando a se esquecer, aos poucos, de como é ser uma Cinco. A vida de luxo no castelo, bailes e banquetes estão agora presentes em seu dia a dia, e é impossível não apreciar tamanhos privilégios. Ao mesmo tempo, a vida no castelo com Aspen ao seu lado, faz ela sentir-se em casa. Mas ela deve tomar cuidado para que ninguém os vejam juntos, correndo o risco de ser expulsa da competição!
Por outro lado, Maxon deseja o coração de America e ela tem que tomar sua decisão rápido. Mas o peso da coroa, os constantes ataques rebeldes e o Rei só deixam mais dúvidas se é essa vida que ela realmente quer. America Singer tem a capacidade de ser um princesa quando isso significa ir contra coisas que ela não concorda?
"O tempo está acabando, e as dúvidas de America só aumentam."    
Esse livro quase me matou. Não sei quanto tempo uma pessoa pode ficar sem respirar, mas posso dizer que eu fiquei muito tempo. Cada capitulo tirava meu fôlego de uma maneira cruel e fantástica. America, ao mesmo tempo que a amo, quero matá-la por ser tão impulsiva e fazer as coisas sem pensar nas consequências! Acredito que é isso que deixa o livro emocionante, o fato da personagem ser docemente desastrada e simpaticamente explosiva.
Eu recomendo de mais esse livro, (depois de você ler A Seleção, é claro)! A autora nos surpreende em cada página, e a leitura nunca fica parada. Dei boas risadas, mas também vivi longos momentos de tensão… e por mais que reclamemos, todo bom leitor ama sofrer com um excelente livro, não é mesmo?
                                         
                                            ”Não se sentia capaz de ser princesa.                                                                                                                 Não queria abandonar Aspen.                                                                                                                          Não sabia o que fazer."
                                                           

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Resenha: De Volta Pra Casa

Livro da autora Edna Alencar. Publicado pela Editora Pipa
image
"Para uma jovem rebelde como Louise, mudar-se de Los Angeles para uma pequena cidade da Carolina do Norte parecia ser um péssimo negócio. Mas o que ela encontrou em Wilmington foi nada menos que o perdão, a fé, e Deus. Em De Volta Pra Casa, você acompanhará, Louise em sua trajetória rumo ao que existe de mais importante na vida, por meio de fatos marcantes:  É uma história que não apenas apresenta uma grande capacidade de nos emocionar, como também, permite nos identificarmos com essa garota de personalidade forte que passa a enxergar a vida com outros olhos e se encontra com Deus e consigo mesma." (Sinopse)
O livro conta a história de Helouise, uma garota rebelde e explosiva, ou seja, a menina problemática da família. Ela mora com a mãe: Debra, e os dois irmãos: Alicia e Stan. Sua vidinha de festas e farras mudam quando ela é forçada a passar uma semana na casa do pai, a quem ela mais odeia. Enquanto sua mãe faz uma viagem misteriosa. Louise se concentra em aborrecer o pai, Johnny, e fazer de tudo para quebrar qualquer regra imposta a ela… Até encontrar um garoto do seu passado: Landon. 
Esse é o primeiro livro publicado pela autora Edna Alencar, que fez sua primeira tiragem independente e depois fechou contrato com a Editora Pipa. Hoje, ela já tem dois livros publicados, e alega ter mais de mil ideias para outras obras! ;D
"Será que é realmente possível mudar por algo que não se vê? Será que é possível perdoar alguém que nos decepcionou? Será que realmente todos os caminhos nos levam pra casa?                                   
 Helouise é rebelde, e não se conforma por ser decepcionada pelos pais, quando, de repente, sua mãe é obrigada a voltar pra casa.”. 
Preparem-se para muitas emoções!
Ps: Edna foi a primeira autora parceira do blog! Para saber mais sobre a autora, visite a página de parcerias!


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Book Tag: Dias da Semana em Livros

Prontos para uma nova tag? =D
Domingo – Um livro que você não quer que termine ou não quis que terminasse:
Gente, acho que como leitora eu poderia citar vários livros aqui, mas hoje, depois da notícia de que minha série de infância do coração vai virar série de TV, fique nostálgica e acabei escolhendo: Desventuras em Série. (Quem me acompanha no twitter viu que eu já surtei muito hoje!). =D
Segunda – Um livro que você tem preguiça de começar:
Eu tenho preguiça de começar a ler O Sol Depois da Chuva do Gabriel Chalita. Já ensaiei começar várias vezes, li os dois primeiros capítulos, mas me deu uma preguiça de continuar! Se você já leu esse livro, me fala o que achou dele, para ver se me encoraja a ler! :)
Terça – Um livro que você empurrou com a barriga ou leu por obrigação:
Ai pessoal… Olha, não é que eu não gostei do livro. É que a leitura foi cansativa, e eu tive que me esforçar para continuar e ler até o final. Mas mesmo assim recomendo… Além do Planeta Silencioso de C.S.Lewis. Pouca gente sabe, mas Lewis tem outra série de Ficção além de Nárnia: a Trilogia Cósmica. E esse é o primeiro livro da coleção, que é mais voltado para o publico adulto. 
Quarta – Um livro que você deixou pela metade ou está lendo no momento:
Estou lendo A Marca de Atena do Rick Riordan. Alguns já sabem que estou na fase Heróis do Olimpo. Super empolgada com essa segunda série do Rick que demorei tanto para começar! ;D
Eu deixei pela metade um livro chamado: Caminhando nas Chamas da Stephanie Grace Whitson. Esse livro conta a história de uma mulher que foi capturada por uma aldeia indígena, e acaba se apaixonando pela cultura do povo e por um índio. Parei exatamente na metade, mas ainda pretendo terminá-lo. Quem sabe um dia faço resenha para vocês? 
Quinta – Um livro de quinta. Um livro que você não recomenda:
Esse foi difícil. Pois normalmente leio livros que gosto e recomento. Depois de pensar muito (e demorar muito), decidir falar: pulo essa, assim que lembrar de algum venho aqui e coloco. =S
Sexta – Um livro que você quer que chegue logo (lançamento ou compra):
Aiii! São tantos! Será que posso falar mais de um? Vou falar um que estou esperando o lançamento e o outro que estou esperando a compra. Mal posso esperar para o lançamento do quarto livro de A Seleção da Kiera Cass, intitulado: A Herdeira.  E estou querendo muito, muito, muito comprar FOME, continuação da série GONE, de Michael Grant.
Sábado – Um livro que você quis começar novamente assim que ele terminou:
Não é um livro, e sim uma série, Rangers: Ordem dos Arqueiros. Ah gente, fala sério! Se nessa tag não tivesse nenhuma referencia a essa coleção vocês iam achar que estavam em outro blog! Digam a verdade, não podia faltar né? rsrs. Na época que havia sido lançado até o oitavo livro, eu realmente li todos pela segunda vez. ;D 
Espero que tenham gostado! 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Resenha: O Mar de Monstros #2

Segundo livro da série: Percy Jackson & Os Olimpianos, escrito por Rick Riordan, publicado pela Editora Intrínseca
image 
“Nessa segunda aventura da série, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue.

Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto. As coordenadas da missão — 30-31-75-12 — são uma referência ao Triângulo das Bermudas, no temido Mar de Monstros.

Uma jornada que colocará à prova a herança de nossos heróis — quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.”. (Sinopse) 
Percy Jackson começa tendo grandes problemas na escola. Seus colegas valentões acabam se transformando em monstros gigantes e lutando contra ele, a batalha incendia o ginásio da escola, e Percy precisa fugir.
Seu novo amigo Tyson, grande e atrapalhado, acaba indo com ele para o Acampamento Meio Sangue, que também está com problemas. Por algum motivo, Quíron foi demitido, e substituído por um novo diretor: Tântalo. O Acampamento está em perigo pois a Árvore de Thalia foi envenenada, e Percy descobre o responsável por isso.
Mas, devido a recente descoberta da identidade de Tyson, Percy vira motivo de chacota e ninguém mais o leva a sério. Ele não é mais o herói que recuperou o Raio de Zeus, ele é apenas filho de Poseidon, o que, pela primeira vez, pareceu ridículo. Por isso, Clarisse acaba sendo enviada à missão, ao invés de Percy Jackson, que não se intimida, e parte em busca do Velocino de Ouro, junto com Annabeth e Tyson, único capaz de curar a Árvore de Thalia e proteger seu querido acampamento.        
Gente, esse livro é muito legal! Eu já o li duas vezes, e recomendo muito! É claro que, como eu sempre falo, só leiam esse depois de ter lido O Ladrão de Raios, para vocês entenderem tudo bem direitinho! Toda a história da Grande Profecia continua (quem leu o primeiro livro entenderá), e os nossos heróis começam a enxergar que todas as suas missões estão cooperando para um objetivo final!  
"Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.”  (Profecia) 


domingo, 2 de novembro de 2014

Resenha: A Menina que Roubava Livros

Drama escrito por Markus Zusak. Publicado pela Editora Intrínseca.  
image
Em uma Alemanha Nazista, onde o dia a dia era transformado pela guerra, a sede de conhecimento deu a uma garotinha um propósito que, mais tarde, seria aplicado ao contexto de sua própria vida. 
Liesel Meminger é apenas uma criancinha quando chega à Rua Himmel e passa a viver com Hans e Rosa Hubermann. Junto com seus poucos pertences, a garotinha entra na nova casa com um segredo: O manual do coveiro, o primeiro de muitos livros que Liesel iria roubar.
Com o tempo, ela começa a se acostumar com sua nova vida e família, e conhece três pessoas importantes: Rudy Steiner, seu melhor amigo (e talvez seu namorado), que está sempre do lado dela aprontando, roubando e a protegendo. Há também o seu amigo invisível, o judeu do porão, Max Vanderburg, que foi salvo, num local úmido e escuro, dia a dia pelas palavras de Liesel. Não podemos esquecer, é claro, da mulher do prefeito, a estranha melhor amiga que tem uma grande biblioteca particular.
Eu comecei esse livro quase parando. Demorei para realmente começar a levá-lo a sério. Mas, o que posso dizer? Quando realmente entrei na história não me decepcionei. Comi cada palavra e me envolvi com todo o enredo dramático e épico. Esse é o tipo de história que não estou acostumada a ler. Normalmente não me interesso por livros históricos; mas esse com certeza é diferente. O autor consegue passar para o leitor a realidade de uma forma fantástica. E, também, o fato de ser a própria Morte quem narra a vida da Liesel, deixou um toque especial, emocionante e, na minha opinião, bem diferente!
Uma coisa que achei bem diferente desse livro para os outros que estou acostumada a ler é que: nós já somos informados de várias coisas que vão acontecer no decorrer da leitura, bem antes dela realmente dar qualquer sinal de acontecer. Por exemplo, o autor fala que ela vai roubar determinado livro em determinada situação, muito antes dessa cena acontecer (talvez aconteça apenas no final do livro, quem sabe?). Isso vale para coisas mais trágicas e tristes também, o que me levou a me preparar psicologicamente varias vezes até o fim. Eu achei que isso acabaria com o suspense e tiraria minha expectativa e interesse pela história, mas isso não aconteceu. Isso me fez admirar mais a escrita de Markus Zusak.     
Chorei no final, mas o que posso dizer? Ele tentou retratar a realidade com fidelidade. O fim não poderia ter sido melhor.
"Só quem testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.".