segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Resenha: Pollyanna

Livro de Eleanor H. Porter. Publicado pela editora Martin Claret.



     "Pollyanna, uma menina de onze anos, após a morte de seu pai, um missionário pobre, se muda de cidade para ir morar com uma tia rica e severa que não conhecia anteriormente. No seu novo lar, passa a ensinar, às pessoas, o "jogo do contente" que havia aprendido de seu pai. O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis." (Sinopse)

     Pollyanna realmente não sabe como será morar com sua tia Miss Polly, mas, nunca imaginou que esta teria um jeito tão ríspido. Não tiveram um encontro caloroso e nem conversas amistosas, logo a menina foi mandada de forma rude para seu quarto na grande mansão: um quartinho muito, muito quente, simples e no sótão. Mas isso não abala nossa querida Pollyanna, afinal, com o Jogo do Contente, como ficar triste por muito tempo? Logo, todos da casa se apaixonam pela alegria contagiante da menina: Nancy e Mr. Tom, que logo aprendem a jogar também. Mas, Miss Polly não parece feliz e nem se importar de fato com a sobrinha. Muitos acontecimentos surgem, e a garotinha é testada pelo seu próprio jogo e, consequentemente, todos ao seu redor também.

     Falar que nunca leu Pollyanna, é a mesma coisa que dizer que nunca leu O Pequeno Príncipe. Não que eu seja um grande exemplo nisso, afinal, li esse ano ainda as aventuras do principezinho tão amado. Mas isso não vem ao caso agora. O importante é que Pollyanna não é apenas uma história divertida, e sim, uma lição de vida. Li quando criança e, aos 13 anos novamente, e indico a todos os que ainda não leram. É uma leitura muito gostosa, escrita e publicada pela primeira vez há mais de 100 anos atrás, mas, ainda podemos tirar muitas coisas importantes para os dias de hoje. 

     Muita gente não sabe, mas há o Pollyanna Moça, que é o livro que se segue a este. Em breve farei resenha dele também. Resolvi resenhar esse livro por que está chegando o natal... bom, a história não se passa nessa época, mas é capaz de levantar o humor e trazer um pouco de alegria e gratidão! Aposto que vocês vão querer jogar o Jogo do Contente a partir de agora!  Se ainda não leu, adiciona à lista de presentes, para dar e para ter! ;D  

     Espero que tenham gostado! Se vocês já leram ou ficaram curiosos, comentem aí embaixo!


   

2 comentários:

  1. Pollyana não é o meu tipo de livro favorito, mas fiquei curiosa para ler.
    Adorei a resenha ^^
    Beijos, Rafa

    ResponderExcluir
  2. É muito bom Rafinha! Aposto que você não vai se arrepender! ;D

    ResponderExcluir