quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Resenha: Divergente #1

Primeiro livro da trilogia escrito por Veronica Roth. Publicado pela Editora Rocco.



     "Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive." (Sinopse)

     Beatrice tem 16 anos e deve ser submetida ao Teste de Aptidão que lhe ajudará a escolher a facção que mais represente sua personalidade. Ela é da Abnegação, onde o altruísmo vem acima de qualquer outra coisa. Mas, no dia da Cerimônia de Escolha, ela terá a liberdade de decidir o seu futuro. Caso ela escolha outra facção, nunca mais poderá ver sua família, decepcionando-os e deixando-os como mal vistos na sociedade. Com certeza ela gostaria de ser tão resolvida quanto seu irmão Caleb, ele é um altruísta nato e sabe bem o que quer. Será que ela é tão egoísta ao ponto de sequer pensar em deixar sua família? Mas, será que ela consegue viver sem ser ela mesma?  

     Eu demorei muito para tomar coragem e ler esse livro! A verdade é: todo mundo me falava que Jogos Vorazes era melhor e Divergente era uma imitação. Portanto, no início, eu não fiz nenhuma questão de ler. Porém, o tempo passou, os dois filmes foram lançados e eu comecei a pensar na possibilidade de ler a trilogia apenas para poder ver os filmes. Afinal, regra básica: Nunca vejo um filme antes de ler o livro! Mas, quando estava certa de que ia começar a leitura, me contaram um spoiler horrível e essencial, o que me deixou com vontade de não só matar a pessoa, como de jamais - repito - JAMAIS pensar em ler Divergente outra vez. Bom, aqui estou eu escrevendo uma resenha do livro, o que mostra claramente que quebrei a minha promessa. 
     A culpa é de muitos de vocês que, mesmo quando estava desanimada, me incentivaram muito a ler. Acabei me rendendo e comecei a leitura bem cautelosa, preparada para abandonar o livro a qualquer momento. Porém, o que aconteceu foi bem diferente. Mergulhei na história de cabeça, devorei o livro rapidinho e vi que era tudo muito diferente do que eu tinha imaginado. A verdade é que o gênero do livro é distópico, igual Jogos Vorazes, mas, por mais que possamos interligar, as histórias são diferentes e podemos ler as duas trilogias felizes e aproveitar cada uma por si só, sem comparações. É claro que sempre teremos preferencias por uma mais do que pela outra, mas, acabei gostando de Divergente também. 
     Começarei a ler Insurgente em breve, e estou bastante ansiosa para a continuação da história. Embora, todos que me falaram da trilogia tenham dito que se decepcionaram com o terceiro livro: Convergente, eu estou indo aos poucos e sem grandes expectativas. Tentarei aproveitar ao máximo essa série!

     "Há décadas, nossos antepassados perceberam que a culpa por um mundo em guerra não poderia ser atribuída à ideologia política, à crença religiosa, à raça ou ao nacionalismo. Eles concluíram, no entanto, que a culpa estava na personalidade humana, na sua inclinação para o mal, seja qual for a sua forma. Dividiram-se em facções que procuravam erradicar esses males criados pela natureza humana que acreditavam ser responsáveis pela desordem do mundo.
     Os que culparam a agressividade formaram a Amizade.
     Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição.
     Os que culparam a duplicidade fundaram a Franqueza.
     Os que culparam o egoísmo geraram a Abnegação.
     E os que culparam a covardia se juntaram a Audácia."

     Gostaram da resenha? Já leram o livro? Comentem aí embaixo!
     Se gostaram dá um gostei! Segue o blog no GFC e no Twitter! ;D 


2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a resenha, sempre quis ler esse livro. Abraços!
    http://livrosesugestoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha gostado!
      Bem vindo ao blog!

      Bjinhos

      Excluir