quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

* Feliz Natal *

 ***
          Em algum ponto da imutável Eternidade, Deus olha para a terra e vê com tristeza tudo o que tinha criado. O homem morre cada vez mais cedo sem propósito e sem esperança. Eles já se esqueceram do criador, e não tem um sentido para viver. Deus olha bem no fundo do coração humano, e vê um grande buraco, um grande vazio que eles tentam e tentam, mas nunca conseguem preencher. Qual o sentido da vida? Eles perguntam. De onde viemos? Para onde vamos? 
     Com um sorriso triste nos lábios, Deus lembra quando fez o mundo. A luz. A terra. Cada galáxia e estrelas. As flores de cores mais belas. Animais de muitas espécies. E deixou para o final, é claro, a mais gloriosa de suas invenções! Algo que seria igual a Ele mesmo! Igual também, ao Único Filho que Ele tinha! O homem! Como ele gostaria de ter muitos filhos! Filhos iguaizinhos ao seu Único Filho. Filhos perfeitos. Quem sabe uma terra inteira cheia deles? Bom... talvez enchesse cada planeta que havia criado, e, se precisasse, criaria outros mundos apenas para ter mais e mais filhos! Ele tem um coração infinito, e ama a família! Ele definitivamente quer uma família muito, muito grande! 
     Com lágrimas nos olhos, Deus pensa no momento em que o homem se rebelou. Disse até que não queria mais ter Ele como Pai. Se afastou dele, dando ouvidos ao Inimigo. Bom, naquele momento o homem, antes eterno, decretou a sua própria morte. O medo, a dor e a maldade surgiram no coração da criatura antes perfeita. A independência fez com que tudo saísse de controle! Antes filhos... Agora, apenas criaturas rebeldes e desgovernadas. O que era para ser um plano perfeito com um final de "Felizes para Sempre", sofreu uma grande reviravolta. O homem vendeu a si mesmo para o Inimigo, virando escravo permanente dele. Em pouco tempo, ninguém mais se lembrava do grande criador. Aquele mesmo que queria apenas uma grande família para cuidar e viver eternamente juntinhos.
     Bom, mas aquilo não ficaria assim! Deus não muda. Ele queria uma grande família, e Ele teria uma grande família. A maneira de se conseguir isso poderia ter mudado, mas Ele arrumaria um jeito de ter seus filhos de volta. Custe o que custasse!  Ele olhou para o seu Único Filho. Amado. Querido. O bem mais precisos e perfeito que Ele tinha. Depois, olhou para baixo, para a terra, e viu suas criaturas cada vez mais distantes dEle. O homem era inimigo de Deus. Não havia mais nenhuma comunhão entre eles. O Criador olhou toda a triste cena, e fez algo que ninguém faria. Amou. Amou seus inimigos. Amou ao ponto de ter a ideia mais chocante de todos os tempos e de todas as eternidades! Ele pagaria ao Inimigo um preço altíssimo, para comprar seus filhos de volta! Daria seu Único Filho como sacrifício! A vida dele pela de muitos! 
     É claro que não podia decidir aquilo sozinho. Após uma longa conversa discutindo o plano, o Filho sorriu. É claro que ele faria isso! Seu sonho era ter muitos irmãos, e iria fazer de tudo para conquistar seu objetivo. Mas... havia um ponto a ser pensado! Se ele se transformasse em homem, seria homem para sempre! Nunca mais poderia ser Deus. Será que Ele conseguiria se humilhar de tal forma, ao ponto que ficasse para sempre no formato da sua própria criatura? Sim. Ele decidiu. Ele amava o homem, e faria de tudo para conquistá-lo novamente! Ele aceitou o desafio. 
     Os Anjos com certeza ficaram muito intrigados! Então quer dizer que o grande Deus iria se tornar um homem? Eles sempre discutiam assuntos relacionados ao homem! De vez em quando haviam destruições grandes na terra, devido a coisas erradas que eles faziam! Então por que o Filho Deus iria ser igual a um deles? Ouviram dizer até que ele ganharia um nome diferente... Jesus? Talvez. Era no mínimo uma grande humilhação! Todos os Anjos começaram a falar ao mesmo tempo, até que, o Anjo Gabriel bateu palmas chamando a atenção para si. Ele sempre entrava na Sala do Trono, para cumprir ordens. Há pouco, tinha sido enviado à terra para dá um recado muito importante para uma jovenzinha chamada Maria. Assim que voltou, foi enviado novamente para falar com um homem barbudo, chamado José. Aparentemente, o Filho Deus iria começar sua vida no mundo humano com aquelas duas pessoas esquisitas. Afinal, o que eles tinham de tão especial? Perguntou um dos anjos à Gabriel. Ele simplesmente deu de ombros, não tinha uma resposta para aquilo. O que ele sabia era que, aquela decisão estranha tinha sido tomada e já estava em processo de realização. 
     - Estão chamando isso de Amor. - falou o Anjo Gabriel, pensativo. Amor? A discussão recomeçou.
     O Deus Filho se tornou homem. O Deus que tinha criado a mulher, esperou nove meses para nascer de dentro de uma. O Deus que criou as palavras, teve que esperar para aprender, aos poucos, a falar. O Deus que tinha todo o poder, teve que esperar para dar seus primeiros passos. O Deus que sabia tudo, teve que se humilhar e aprender. O Deus que era Eterno, ficou preso no tempo e no espaço. Nasceu, cresceu e morreu. Bom... quase! Ele morreu? Sim? Sofreu bastante! Mas, isso tudo fazia parte do plano! O GRANDE plano! Aquele plano de ter uma grande Família! E planos de Deus não falham. Nunca. 
     O Filho sabia que, se fizesse a vontade do Pai, em toda sua vida aqui na terra, a morte não funcionaria para ele. A morte só prende para sempre que erra. Quem peca. Quem não tem comunhão com Deus. Por isso, Ele nunca deixou de obedecer ao Pai. Ele queria salvar o homem. Resgatar das mãos do Inimigo! Por isso, quando morreu, não durou muito para voltar a viver. Nunca ninguém havia conseguido tamanho feito! Ressuscitar e não morrer nunca mais! Um homem eterno! Seria possível? Um Homem Deus. 
     Com a morte e a vida após isso, o Filho e o Pai conseguiram dar mais um grande passo em direção ao fim de seu grande plano! Agora, todo o homem que quisesse sair da escravidão do Inimigo, e voltar a ser Filho, poderia! Agora havia esperanças! Havia uma razão para viver! Antes, havia a morte eterna. Agora, existia a opção da vida eterna, no céu, ao lado do Pai e de muitos irmãos.
     O Filho voltou vitorioso para o céu. A sua parte do plano estava completa. Os Anjos presenciaram impressionados esse feito. Agora havia um Filho Homem Deus! Um homem no céu! Houve uma grande festa de recepção! Estavam todos muito animados e curiosos com os últimos acontecimentos! Então Ele havia morrido? Deus morre? 
     - É claro que não! - diziam uns - Ele está vivo, não vê? 
     - Ele ressuscitou! - disseram alguns. 
     - Como?
     - Deve ter sido o Amor! 
     - Afinal, o que é esse tal de Amor? - perguntavam outros. 
     O Anjo Gabriel sorriu. Ele tinha assistido tudo lá de cima, e pensado muito a respeito. Observou de perto cada criatura homem que esteve perto do Filho, e como eles ficavam diferentes quando estavam perto dEle. Só olhar para Ele, transformava as pessoas. Viu também a alegria do Filho por estar com o homem. Em como ele sofreu nos últimos momentos lá na terra, mas continuou. Em nenhum momento desistiu! Nem mesmo quando morreu e, pela primeira vez, ficou longe do Pai. Mas Ele perseverou no plano. Ele amou até o fim. Amar. Que palavra bonita, pensou Gabriel. Olhou para seus amigos Anjos, e concluiu:
     - Amor significa o sacrifício que Deus fez pelo homem. É algo que vale apena. 
     Deus ouviu a conversa e deu uma risada gostosa ao lado de seu Filho, ele olhou para a terra por alguns segundos, e voltou o olhar para seus Anjos.
     - Minha família vale a pena! 

***** 
     Essa história continua ainda hoje. Ainda não houve um fim. Hoje continua sendo possível entrar para essa GRANDE FAMÍLIA. Há um Deus Criador que quer virar Pai de todos aqueles que aceitarem o grande sacrifício de seu Filho Jesus! 
     O Natal é o dia que comemoramos o nascimento de alguém que marcou a história para sempre! O nascimento de Jesus! Isso tudo faz parte de um grande propósito: Deus quer voltar a ter comunhão com suas criaturas. Mais do que isso, ele quer ser Pai, Senhor. Quer dá ao homem um sentido. Um propósito! Uma razão de viver! Esperança! A Vida Eterna. 
     O Natal é o marco do Amor. 
     FELIZ NATAL!

     Quel Eustáquio 

Um comentário:

  1. Meu Deus. A história mais louca do mundo retratada de uma maneira tão graciosa e criativa. Fiquei encantada. Esse post foi demais amiga!

    ResponderExcluir