sábado, 11 de outubro de 2014

Resenha: Coração de Tinta #1

Primeiro livro da trilogia: Mundo de Tinta, escrito por Cornelia Funke. Publicado pela Editora Cia das Letras.  
                          image
"Há muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição. 
       É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente sequestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu.” (Sinopse)
Meggie, a protagonista, é filha de Mortimer Folchart - ou também chamado: Língua Encantada - que é restaurador de livros antigos. Ela vive em constante mudança de cidade com o pai e, por isso, não consegue fazer amizades e é uma menina muito sozinha. Ela sempre achou que essas mudanças eram devido ao trabalho de Mô, até que coisas estranhas começam a acontecer e Meggie descobre que a verdade é que eles estão sempre fugindo.    
A história começa com uma pegada meio infanto-juvenil. E todos que leem a sinopse tem a mesma impressão. Afinal, há pessoas com o poder de dar vida a personagens e tirá-los de livros, e isso parece muito com conto de fadas e historinhas para fazer criança dormir. Mas não se engane. A medida que o livro avança, ele começa a ficar bem pesado, tanto na forma de escrita (que as vezes fica um pouquinho cansativa), quanto na história que é cheia de ação, aventuras e mistérios.   
O Mundo de Tinta, foi a primeira trilogia que li. Tinha acabado de ler Desventuras em Série, e foi bom para mim ler algo diferente e mais profundo (quem leu entenderá). É um livro xodó, que eu amo! Ainda não decidi se gosto mais de Coração de Tinta ou Sangue de Tinta, pois acontecem em universos bem diferentes e as histórias mudam bastante também! Mas são muito bons! E eu recomendo muito a todos os que gostam de uma boa fantasia cheia de aventuras! E, quem não é muito fã de fantasia, não tem problema! Tem de tudo um pouco nessa coleção, e aposto que você não vai se arrepender! 
Aproveite a leitura! 
Ps: Sim, existe o filme Coração de Tinta! E, minha opinião BEM pessoal é que foi uma das maiores frustrações da minha via tê-lo visto. Me perdoem se alguém gostou, mas eles conseguiram mudar a história de um jeito inimaginável! Faltaram personagens importantes, tiraram partes essenciais da histórias e ficou tudo meio monótono (bom, foi o que eu  achei). Para mim o roteiro ficou meio fraco… e eu simplesmente não gostei, apesar de achar que vocês já entenderam isso, rsrs.  Talvez, quem não leu ainda e viu o filme, discorde de mim. Mas espero que eu não tenha sido a única com essa opinião!    


5 comentários:

  1. Oi, Quel! Sabia que uma das minhas maiores frustrações como leitora é ainda não ter lido essa trilogia? Sempre leio comentários muito positivos sobre ela, já sobre o filme as críticas são completamente opostas.
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina!

      Vale muito a pena, ainda não terminei o terceiro, mas gostei muito dos dois primeiros! Em breve mais resenhas! ;D

      Bjinhos

      Excluir
  2. Oi Quel!
    Eu adoro essa trilogia :)
    É uma pena que ainda não li o último livro.
    Adorei a resenha e também não gostei do filme :/

    Beijos
    LiteraMúsicas - Tem sorteio especial de Halloween lá no blog. Não fique de fora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego!

      Eu também não terminei o terceiro! Mas espero lê-lo em breve! ;)

      Excluir
  3. pena que eu não tenho o poder do Mo kkk

    ResponderExcluir