sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Resenha: A menina que não sabia ler

Livro do autor John Harding, publicado pela Editora Leya. 
           
“Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?” (Sinopse) 
O livro conta a história de Florence e seu irmãozinho Giles, filhos de mães diferentes e criados soltos em uma enorme mansão aos cuidados dos empregados de seu tio ausente, que é contra a educação das mulheres. Mas, na mansão existe uma biblioteca secreta, que a garota descobre e acaba visitando no seu grande tempo livre, e começa a ler sozinha, tendo, com isso, que fingir o tempo todo que é uma garota analfabeta e ingênua.  
Com a narrativa em primeira pessoa, Florence nos deixa intrigados com a mansão misteriosa e seu passado duvidoso. Quando a srta. Taylor chega a mansão, a história começa realmente a ganhar forma e o livro parece começar a andar.   
O livro de início é bem infanto-juvenil, mas logo toma um ar bem mais pesado. O autor conduziu o suspense de uma forma fantástica (tiro meu chapéu). Ele faz o leitor criar várias teorias a medida que perguntas e situações vão acontecendo no decorrer da história. E, ao mesmo tempo, a pergunta que prevalesse é se todo o sobrenatural que está acontecendo é real ou é apenas a imaginação da Florence.
Eu ainda estava boquiaberta com o último acontecimento que li, quando o livro simplesmente acabou. Assim. Do nada! Puf! Sem respostas. Sem grandes explicações. Nada de dizer se minha teoria, minunciosamente pensada, estava correta ou não. Simplesmente: Fim.
E aí subiu aquela raiva. Vontade de falar mal para todo mundo do livro que responde perguntas com mais perguntas!
Mas, depois relaxei. Independente da decepção do final, mesmo tendo me deixado sem fôlego durante toda a leitura para nada, o livro é muito bom e vale a pena. Eu sou fã de suspense e de livros que me deixam tensa para saber o que vai acontecer no final, então, visto que John Harding é mestre em um bom mistério, imagino que ele projetou o final para que cada leitor interprete a história como quiser.
Recomendo sim o livro! Após alguns dias após você ter terminado o livro, e sua cabeça ter esfriado, aposto que você também vai gostar!


2 comentários:

  1. Oi,
    Estou louca para ler esse livro, ótima resenha adorei!!
    Parabéns pelo blog, sucessoooooo!
    Visite meu blog http://kworldofbooks.blogspot.com.br/ (se seguir eu retibuo)
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ketelyn!

      Obrigada! Que bom que você gostou! ;D
      Já estou seguindo!!

      Bjinhos

      Excluir