quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Para Escritores: Concurso Literário... ou não


     Gente, hoje resolvi fazer um post diferente. Nada de resenhas, tags ou parcerias, quero escrever para todos aqueles que são ou tem o sonho de ser escritor! Eu sou do tipo que fico abrindo ansiosamente o e-mail para ver se alguma editora já me respondeu, ou que fica vendo vídeos e dicas de autores só para ter certeza de saber exatamente o que fazer quando for uma (rsrs). Leio longos textos, encontro sites e sei tudo sobre como enviar uma obra para avaliação. Conheço todas as editoras possíveis e sei muito bem quem recebe Originais e quem não-está-recebendo-no-momento. Enfim, meu sonho é ser escritora e ver meus livros sendo publicados.     
Explicado? Então, bola pra frente! Ontem estava vasculhando blogs literários e encontrei um que estava falando de algum concurso de contos. Não adianta me perguntar, não faço ideia de que blog é! Hoje passei o dia tentando encontrá-lo, mas não gravei o nome! Então, se você é esse blogueiro, me diz que coloco aqui! ;D Através do blog entrei no site que explicava como era que funcionava, eu não entendi se é um concurso ou um hábito normal da editora. Deixe eu explicar melhor, sinto que estou confundindo você!
Editora Andross acredita em novos autores e investe neles! Eles só publicam livros com contos de vários autores, para dar oportunidade de muitos terem a chance de publicar suas obras. Por isso, na primeira página do site da editora, há 7 temas propostos de livros que vão ser lançados em Junho de 2015! E cada livro terão contos, selecionados pela equipe editorial, de diversos escritores de acordo com o assunto. Tem proposta de romance, medieval, poesia, distopia, fantasia, dentre outros. Você pode escolher seu estilo e mandar! Pelo que eu entendi, cada conto tem que ter no máximo 8000 caracteres com espaço. Caso haja mais, deve-se fazer um acordo com a editora. Eu ainda não entendi se é um concurso ou não. Mas isso não importa! Vejo como uma grande oportunidade de conhecer novos talentos e ter um primeiro contato com esse mundo literário do ponto de vista do autor e não apenas do leitor. 
É isso aí pessoal! Já comecei a escrever o meu conto, e já falei para vários amigos, que também se animaram para escrever e mandar suas histórias ou poesias! Além da expectativa de ser escolhido para a publicação, também é uma ótima maneira e oportunidade de treinar sua escrita e soltar a imaginação! Nunca participei de algo assim, e estou bem animada! 
Agradeço de coração ao blog que me levou a conhecer esse “concurso”! É questão de honra achá-lo agora! 
Gostaram? Comentem aí embaixo! Se vocês se animarem, continuarei fazendo posts para escritores também! ;D

2 comentários:

  1. Olá, Quel!
    Não seria um concurso literário. A diferença é a de que em um concurso você envia o seu texto por meio de um pseudônimo e é avaliado por um júri, enquanto para participar de uma antologia, geralmente, quem analisa o seu texto é o organizador do livro.
    Já participei de 3 coletâneas da Andross. Ponto positivo: É uma experiência bacana. Primeiros passos. Negativo: Você tem que comprar/vender 20 livros, de acordo com o número de caracteres.
    Creio que o mais importante é praticar a escrita. No meu blog tem algumas dicas para escritores e recomendações de leitura para quem deseja aprender mais a arte de escrever.
    Abraços
    http://www.benoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ben,

      Muito obrigada pela explicação! Estava realmente confusa! rsrs
      Entendi! Praticar a escrita é sempre bom, não é mesmo? E deve ser legal ter o gostinho de que há pessoas lendo a sua história!

      Bjinhos!

      Excluir